Inicio » Blog » A gestão da melhora contínua em NBR ISO/TS: do check ao act

A NBR ISO/TS é uma norma aplicável aos sistemas de gestão da qualidade, centrada nas empresas do setor automotivo, com o claro

ISO/TS e a melhoria continua

ISO/TS e a melhoria continua

objetivo de controlar o setor, evitar as falhas na produção e aumentar a satisfação do cliente.

Um dos objetivos principais da gestão mediante a ISO/TS é a gestão por processos e atingir a melhora contínua do sistema de gestão e da empresa. Um sistema de gestão segundo uma norma como a ISO/TS 16949 segue o esquema do ciclo de Deming (PDCA). Antes de avançar na matéria, devemos recordar quais são exatamente as etapas do ciclo de Deming:

  • · Planejar (Plan): Que queremos fazer e conseguir e como vamos a fazê-lo.
  • · Executar (Do): Fazer o planejado. Criação de procedimentos, instruções de trabalho, instruções de montagem…
  • · Verificar (Check): Comprobações sobre o cumprimento do planejado e o executado. A empresa se submete a auditorias, se estabelecem objetivos e pontos de controle no processo…
  • · Ajustar (Act): Estabelecimento das ferramentas de melhora a raiz das revisões, estabelecimento de ações corretivas e preventivas, valorações dos fornecedores, avaliações dos clientes…
Melhoria Continua em ISO/TS

Melhoria Continua em ISO/TS

No caso da melhora contínua, as etapas de verificar e ajustar são as fundamentais, pois mostram as possíveis deficiências do sistema de gestão e do processo produtivo e se estabelecem as medidas para correger as possíveis falhas e criar ações para evitá-las.

Num sistema de gestão segundo a norma ISO/TS, as fases de verificação e ajuste são também as fundamentais e recebem grão atenção. Assim, no processo produtivo de qualquer peça ou elemento da indústria automotiva, a empresa se submeterá às auditorias tanto internas, como externas e também às auditorias pelo próprio cliente. O cliente estará involucrado no processo, devido em parte a que em muitos casos a empresa trabalha em exclusiva com um cliente concreto e levará a cabo desenhos exclusivos, que o cliente quer perfeitos.

Também na fase de verificação, a empresa estabelecerá pontos de controle, com valores críticos para determinadas características, e graças a estes pontos, as peças e desenhos serão sempre iguais, tal e como foram planejados e desenhados, evitando a ocorrência de falhas e corrigindo-as se fosse preciso. A aplicação de modelos estadísticos colabora a manter todos os dados e todas as medições dentro das margens estabelecidas e dentro dos objetivos da qualidade estabelecidos pela empresa. O estabelecimento de metas e objetivos cada vez mais ambiciosos e estritos colaborará para atingir a melhora contínua.

Na fase de ajuste, a empresa terá em conta todo o feedback recebido, por parte do cliente além de por parte dos fornecedores e

estabelecerá ações corretivas e/ou preventivas para remendar os falhos cometidos e melhorar, conseguindo alcançar a melhora contínua e o sonho de qualquer empresa, especialmente duma empresa do setor automotivo, o estado do seis sigma.

ISOTools tem a melhor ferramenta para gerenciar o seu sistema de gestão segundo a norma NBR ISO/TS 16949, e lhe ajudará a atingir a melhora contínua, aumentar a sua eficácia e eficiência e melhorar a satisfação dos seus clientes.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL