Inicio » Blog » A Gestão de Clientes segundo a norma NBR ISO/TS

A norma NBR ISO/TS 16949 é uma especificação técnica criada para a correta gestão de empresas da indústria automotiva, que é uma das mais complexas, pois não se limita à produção de veículos, senão que também é aplicável para a fabricação de outros elementos mais complexos. São elementos delicados e por isso o cliente vai exigir um elevado nível de qualidade e segurança, exigido ao mesmo tempo pela legislação vigente.

A indústria automotiva abarca um enorme rango de possíveis clientes, desde os clientes finais, fornecedores, fabricantes de diferentes elementos que utilizem as peças ou produtos produzidos na empresa, oficinas de reparações… Este amplio leque de clientes faz que seja necessária uma correta gestão dos mesmos, dispondo de uma base de dados organizada, que a empresa possa utilizar com facilidade e introduzir uma grande quantidade de informação.

A Gestão de Clientes segundo a norma NBR ISO/TSOs clientes vão relacionar-se com a empresa de diferentes manheiras. Como já mencionámos, os clientes vão exigir um nível de perfeição que não existe em outros sistemas de gestão, devido à tipologia dos produtos aos que afeta. Além disso, dependendo do tipo de cliente, poderemos ter o caso de que o próprio cliente tenha uma série de especificações técnicos no relativo ao desenho dos produtos que vão a adquirir, pois a empresa poderia produzir exclusivamente para um único cliente (este é ademais, o aspecto diferencial desta norma em comparação com a norma NBR ISO 9001, de sistemas de gestão da qualidade). Estes requisitos e especificações também devem ser controlados e gerenciados corretamente e desenvolver um DFMEA (quando a empresa leve a cabo o desenho dos produtos) ou um PFMEA (aplicado diretamente ao processo produtivo) bem estabelecido. Para atingir uma ótima satisfação do cliente, a empresa deverá cumprir com todas as especificações indicadas, além de conseguir os objetivos nos prazos indicados pelo cliente, que poderiam ser verdadeiramente ajustados.

A correta gestão das especificações do cliente é básica e essencial, pois dependendo de estes e de outros fatores, a empresa será certificada ou re-certificada segundo a norma NBR ISO/TS, e vai ser um dos fatores determinantes na hora de enfrentar-se ao duro e exigente processo das auditorias internas e externas, e também ante uma possível auditoria solicitada pelo cliente, onde será o próprio cliente quem vai controlar que a produção dos seus desenhos se leva a cabo da forma adequada segundo o seu critério.

ISOTools lhe oferece uma completa plataforma que lhe ajudará com o seu sistema de gestão, e lhe facilitará todas as ferramentas necessárias para cumprir com a norma NBR ISO/TS 16949. Graças a ISOTools, você poderá gerenciar as bases de dados dos seus clientes de manheira visual, simples e rápida e poderá também gerenciar as especificações dos seus clientes sem temor a cometer falhas. Além disso, poderá avaliar a satisfação dos seus clientes mediante nosso sistema de criação de encostas.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL