Inicio » Blog » A gestão de processos no modelo PBQP-H

O modelo PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), criado pelo Ministério das Cidades, é um sistema de gestão da qualidade, muito similar a aquele da NBR ISO 9001, mas com seções especificas criadas para certificar às empresas do setor da construção civil do Brasil. A semelhança com a NBR ISO 9001 é notável, mas as diferencias aparecem nos aspetos relativos à construção e os materiais. Sem embargo, um dos aspetos comuns é que ambos estão baseados na gestão por processos.

A gestão de processos no modelo PBQP-HUm processo é um grupo de atividades e recursos de todo tipo graças ao qual podemos ter uns elementos de entrada, e uns elementos de saída, com valor agregado para o cliente. A gestão por processos e mais eficiente que uma gestão global ou uma gestão por departamentos e, além disso, permite focalizar sob o cliente. Este modelo de gestão é positivo e recomendável para todo tipo de empresas, mas especialmente para empresas complexas como aquelas do setor da construção, pois para construir um edifício, por exemplo, existem dezenas de processos implicados. Ademais, as empresas da construção civil sempre tem que enfrentar-se a problemas como a baixa produtividade, inseguridade da qualidade do produto final e os seus prazos de entrega, baixa qualificação dos colaboradores… Todo isto gera uma percepção negativa da empresa em particular e do setor em geral.

Graças a este modelo, a empresa poderá definir as entradas e as saídas de cada um dos processos implicados na construção, pudendo estender-se de manheira vertical ou horizontal na organização. Também poderá determinar a eficácia e eficiência dos processos (o grau de satisfação do cliente e a percentagem dos recursos que foram aproveitados para gerar valor), assim como estabelecer prazos para o cumprimento dos objetivos.

A gestão por processos também é positiva porque cada processo implica um procedimento, que é uma forma específica de realizar uma atividade, e que fica refletido num documento escrito. Além disso, permitirá à empresa construtora realizar os seus serviços e seus processos seguindo um modelo PDCA (Planejar-Executar-Verificar-Ajustar).

Os diferentes processos que podem aparecer numa empresa do setor da construção civil são muito diferentes e abrange desde aA gestão de processos no modelo PBQP-H recepção dos materiais, a cimentação, a construção de muros, a realização de mesclas, os acabados… É compreensível que com a finalidade de obter uma certificação PBQP-H vão ser preciso uma forma de gerenciar todo o volume de documentação que produzem os diferentes processos. Ademais, quando se determinam os processos e se elaboram os procedimentos que lhes definem, deve-se fazer de manheira clara e concisa, pois numa empresa construtora trabalham pessoas muito diferentes, desde engenheiros até pedreiros e todos os colaboradores deverão ser capazes de compreender lhes e levar lhes a cabo.

Na indústria da construção, seguindo um modelo de construção por processos e, do mesmo modo que num sistema de gestão da qualidade tradicional, facilitará à empresa atingir a melhoria continua, indispensável para melhorar a percepção da sociedade da empresa e a satisfação do cliente, mesmo se para isso, os processos devem ser controlados periodicamente para introduzir modificações, muito frequentes num mercado tão dinâmico como a construção civil.

ISOTools é a plataforma líder na gestão do modelo PBQP-H, e lhe proporciona as melhores ferramentas do mercado para definir e gerenciar os seus processos, lhe ajudará a estabelecer o mapa de processos, a gerenciar a sua documentação, definir objetivos, e conseguir a melhoria continua e os melhores resultados.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL