Inicio » Blog » A importância da gestão da informação em NBR ISO/TS

A norma NBR ISO/TS é uma especificação técnica ideada para gerenciar e controlar a produção de peças e elementos da indústria automotiva e é uma extensão dos sistemas de gestão segundo a norma NBR ISO 9001 (Sistemas de gestão da qualidade).

Em qualquer sistema de gestão, seja de meio ambiente, qualidade, segurança da informação… ou em ISO 16949, a gestão da informação é um dos aspetos mais importantes, pois de um lado a empresa deverá controlar a informação produzida na própria empresa e de um outro lado, a informação externa. Este aspecto é ainda mais importante nas empresas da indústria automotiva, pois em muitos casos terão informação de uma grande importância, pois deverão realizar desenhos exclusivos para os seus clientes, e é por isso que dispor de um sistema que dote de segurança a esses dados é fundamental.

A gestão da informação inclui, em termos gerais,  os diferentes métodos de aquisição, recepção, organização, manutenção e recuperação dos dados. No caso da NBR ISO/TS 16949, que controla às empresas verdadeiramente complexas neste aspecto, a empresa deverá gerenciar dados e informação procedente de fontes muito diversas:

  • Clientes: A empresa terá diferentes clientes e para algum deles, trabalhará em exclusiva.
  • Fornecedores: Tipos de fornecedores segundo a peça fabricada e o cliente para quem se fabrica.
  • Informação sobre as peças: Dados sobre os desenhos, medições, características dos produtos e dos materiais…
  • Seguimento das peças: Absolutamente todas as peças e elementos fabricados e o seu processo de produção deverão ser corretamente identificados, para que no caso de que algum dos elementos falharem, poda ser facilmente localizável com certeza e poder saber o ponto exato do processo de produção falhou.

A gestão da informação ISO/TSPara uma empresa deste tipo e também positivo dispor de um sistema de gestão de todos os documentos produzidos na empresa, e alem disso, como a norma NBR ISO/TS nasceu como complemento da norma ISO 9001, também deverá cumprir com esta norma e que qualquer ação realizada na empresa deverá gerar um registro ou um procedimento que poda ser corretamente localizado e controlado. Qualquer tipo de informação que tenha e empresa deverá ter um responsável que se assegure do correto cumprimento dos passos obrigatórios na sua gestão.

Além de facilitar a gestão do grão volume de informação que uma indústria automotiva deve controlar, de cumprir com os seus clientes e fornecedores ou de facilitar a localização de qualquer peça em qualquer momento, a empresa deverá dispor de um sistema de gestão da informação  que afiance e assegure o cumprimento com a norma e poder superar de manheira satisfatória os processos de auditoria necessários para atingir a certificação segundo a norma NBR ISO/TS ou a recertificação.

ISOTools, empresa certificada segundo a norma NBR ISO 27001, relativa à segurança da informação, é a plataforma líder nos sistemas de gestão segundo a norma NBR ISO/TS 16949 e tem à sua disposição uma completa ferramenta que lhe permitirá controlar todos os dados da sua empresa, desde os recursos humanos, os seus documentos e conseguirá um ótimo seguimento dos produtos.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL