Inicio » Blog » “A motivação dos empregados. Técnicas para consegui-la”

A motivação é um dos fatores principais que podem influenciar na produtividade de um trabalhador e, portanto, da organização. Além disso, um trabalhador motivado será referência e um elemento motivador para os demais companheiros, favorecendo, assim, um ambiente de trabalho positivo, produtivo e adequado para o alcance dos objetivos da organização.

Fotolia_3607215_Subscription_LNão é algo que devamos realizar de qualquer maneira, já que, como vimos em outros artigos, os trabalhadores são a principal ferramenta produtiva e, desde a sua seleção até a medição do trabalho, pode-se tomar ações que maximize a produtividade, conseguindo o dobro do objetivo. Por um lado, claro, há um incremento da eficiência e por outro, a contribuição e a manutenção da satisfação pessoal e o desenvolvimento dos empregados, o que é nosso dever como empresa, em matéria de responsabilidade social.

Existem muitas técnicas e métodos que podem ser aplicadas de forma simples para aumentar a motivação dos empregados, tanto podem ser executadas em conjunto com uma adequada política de recursos humanos (o qual é imprescindível a largo prazo) quanto podem ser executadas de forma isolada, avaliando os resultados sobre o ambiente de trabalho para identificar as mais eficazes em nossa organização.

Vejamos algumas das técnicas mais eficazes para a melhora da motivação:

  1. Melhora da auto-motivação: é uma das mais simples, já que não requer nenhum tipo de investimento econômico, somente um adequado processo de seleção onde se busque a adequação plena do trabalhador ao seu cargo. Pode ocorrer que o processo de contratação seja mais duradouro, que passem dezenas de candidatos até que se chegue ao adequado; Entretanto, quando se encontra o trabalhador que realmente sente prazer com seu trabalho, com seu posto e suas funções, teremos conseguido um trabalhador auto-motivado, já que quanto mais se sente prazer naquilo que se faz, menos vontade se tem de chamá-lo de “trabalho”.
  2. O fator econômico: não falemos somente do aumento do salário, mas também da percepção da justiça deste, ou seja, em qualquer empresa não se pode evitar as comparações entre funcionários e salários individuais, gerando conflitos e pessoas descontentes. Por esta razão é recomendável o estabelecimento de um sistema salarial escalonado, transparente e passível de promoção interna a qualquer trabalhador que seja capaz de alcançá-la mediante esforço próprio.businessteam at a meeting
  3.  Melhora do posto de trabalho: dinheiro não é tudo. Um dos grandes fatores para o desenvolvimento profissional de uma pessoa, independentemente do posto, costuma se o incremento de sua responsabilidade, funções, tarefas, atribuições de projetos, coordenação de departamentos e pessoas… Entretanto, este aspecto deve ser levado em consenso com o trabalhador, já que nem todas as pessoas possuem esta vontade de ascensão de responsabilidade (e salário) como meta, mas sim que preferem outro tipo de recompensa e, com esta, conseguiríamos o efeito contrário.
  4. Agradecimento e reconhecimento: um simples “bom trabalho” ou a menção do trabalhador em público, ou em informe definitivo que se entrega ao cliente, uma nota de agradecimento, uma pequena celebração pela obtenção de um projeto… Estes tipos de coisas podem ter um efeito inimaginável na motivação de uma pessoa, além de serem justas.
  5. Estabelecimento de objetivos e metas: por norma geral, um alvo no horizonte nos incentiva a seguir caminhando e, desta maneira, os objetivos motivarão o seu alcance sempre que estes estejam bem estabelecidos e a recompensa seja adequada.
  6. Formação e desenvolvimento profissional: do mesmo modo que a ascensão é uma recompensa para um trabalhador envolvido, a formação é sinal de que a empresa deseja mantê-lo e potenciar suas habilidades e capacidades. Uma forma prática e produtiva de dizê-lo que se conta com ele para o futuro.

Estas são somente algumas técnicas. Conhecendo os empregados, características e expectativas, pode-se desenvolver uma infinidade delas.

Seja qual for a que empreguemos e o conjunto que decidamos implementar, é importante que saibamos o rendimento que se obtém com elas, para o qual é imprescindível a medição do ambiente de trabalho, o controle do rendimento corporativo ou uma gestão por objetivos.

ISOTools coloca à sua disposição as ferramentas necessárias e o conhecimento específico para o estabelecimento de sistemas de gestão de pessoas, estratégias e processos que facilitarão em grande parte, tanto a implantação de certificados ISO quanto planos estratégicos ou de desenvolvimento de pessoas e processos com a finalidade de conseguir os objetivos de sua organização.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL