Inicio » Blog » “Ferramentas Six Sigma para a melhora de processos”


Gears
Six Sigma é uma metodologia de melhora de processos. Baseia-se na minimização da variabilidade dos processos, conseguindo, deste modo, que estes contenham menos erros e, portanto, chegando-se à melhora na qualidade do serviço ou produto. Entende-se erro, neste contexto, como qualquer evento ou circunstância que impeça que o produto ou o serviço não cumpra com os requisitos exigidos pelo cliente.

Existem diversas ferramentas Six Sigma, as quais são de caráter estatístico. São empregadas por empresas que pretendem incrementar sua produtividade. Tanto é assim, que estas permitem dizer previamente a solução em relação a um problema, inclusive antes que este seja produzido.

Abaixo estudaremos de forma mais detalhada cada uma das ferramentas:

1)      Diagrama de Espinha de Peixe

Este instrumento pode ser empregado para determinar o agente que ocasionou um problema, também proporciona informação acerca de quais dados são corretos em projetos com distintas características.

      Este não é o único método para se identificar erros, também existem métodos como a Chuva de Idéias, o Mapa de Pensamento Diagrama de Regulamento, o Grupo de Afinidade, etc., entretanto, o mais utilizado nas empresas é o Diagrama de Espinha de Peixe.

2)      Diagrama de Sipoc

O Diagrama de Sipoc também consiste em uma ferramenta simples que permite representar de forma gráfica a qualidade dos elementos do processo, por exemplo, matérias-primas ou informação, junto com a qualidade das ações realizadas no mesmo.

Esta ferramenta permite definir:

  • S: Suppliers ou fornecedores.
  • I: Input ou entradas (insumos).
  • P: Process ou processos.
  • O: Output ou saída (produtos ou serviços).
  • C: Costumer ou cliente.modelo

3)      Matriz de Causa-Efeito

A Matriz de Causa-Efeito constitui em uma ferramenta que combina as saídas do Dia grama de Espinha de Peixe e o Diagrama de Sipoc, dispondo umas em filas e outras em colunas.

Estas filas e colunas se cruzam em uma célula, na qual se atribui a ela um valor obtido ao se multiplicar o grau de relação e a qualificação de importância atribuída pelo cliente.

fg11.h2

A soma dos valores de cada fila leva a última pontuação, a qual permite julgar a ordem na qual deveram ser investigar as possíveis causas do problema.

Todas estas ferramentas são elementos simples que permitem simplificar trabalhos complexos, como a identificação de erros na qualidade do serviço ou produto. Não obstante, na atualidade existem avanços tecnológicos que permitem, de forma eficiente, realizar funções de vital importância nas organizações.

ISOTools é uma solução tecnológica que permite a automatização da implantação e seguimento de modelos Internacionais de Excelência e de Padrões de Qualidade. Trata-se de uma plataforma on-line que pode adaptar-se às necessidades da organização, simplificando e dinamizando os processos burocráticos pelos quais se deve atravessar uma organização.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL