Inicio » Blog » Gestão de PAPP: relatórios de ensaios dimensionais, material, funcionais e de aspecto

magnifying jigsaw puzzlePAPP (Production Part Approval Process) foi desenvolvido nos anos 80 por um comitê de especialistas (denomido AIAG) dos três maiores fabricantes de automóveis: Ford, General Motors, e Chrysler. Este comitê investiu cinco anos no desenvolvimento do automóvil e em sua produção nos Estados Unidos, Europa e especialmente Japão. A certificação obtido pelos fornecedores que seguem os procedimentos e técnicas de APQP PPAP é TS 16949.

O processo se encontra em PPAP-Manual AIAG (Automotive Industry Action Group), formando parte de uma série de documentos relacionados:

  • O manual FMEA.
  • O manual de SPC (Controle estatístico de Processos).
  • O MSA Manual (Medição de Análise de Sistemas).

PPAP é um plano de controle pré-lançamento, sem ações de conteúdo nem revisões adicionais, cujo objetivo é a comprovação de que o projeto e as especificações dos clientes são compreendidos adequadamente pelo fornecedor. Além disso, se assegura de que o processo tenha a capacidade suficiente para produzir de acordo a estes requisitos.

O PPAP tem 18 elementos essenciais:

  1. Registro de Projeto.
  2. Alterações de engenharia.
  3. Aprovação do cliente.
  4. FMEA de projeto.
  5. Diagrama de Fluxo do Processo.
  6. FMEA do Processo.
  7. Plano de Controle.
  8. Estudos de Análise dos Sistemas dos Sistemas de Medição (MSA).
  9. Resultados Dimensionais.
  10. Resultados de Provas de Materiais e de desempenho.

 

  1. Estudos Iniciais do Processo.
  2. Documentação dos laboratórios Qualificados.
  3. Informe de Aprovação de Aparência
  4. Amostra de Produto.
  5. Amostra de Padrão.
  6. Ajudas para a Verificação.
  7. Registros de Cumprimento con os Requisitos.
  8. Documento de Autorização da Parte (PSW).

Dentro destes elementos encontramos o chamado “Resultados Dimensionais”. Se trata de uma lista onde se mostram as característica do produto, as especificações do cliente e os resultados da medição e visualização da avaliação para ver se a dimensão está ou não “aprovada”.

As funções do fornecedor serão:

checklist

  • Demonstrar que as especificações dimensionais requeridas pelo “Registros do Projeto” e o “Plano de Controle” ( elementos 1 e 7 respectivamente) foram cumpridas. Além disso, os resultados deverão ser uma amostrar exata dos requisitos especificados.
  • Indicar a data em que foi registrado o projeto, a mudança de nível, e qualquer documento autorizado de mundanças de engenharia que não tenha sido incorporado no “Registro de Projeto” para o qual foi feita a parte.
  • Identificar uma das partes como amostra mestre.
  • Registrar o nome da parte e número sobre todos os documentos auxiliares.

Para tudo isto, podem ser usados esquemas, folhas de dimensionamento geométrico e tolerância, ou um desenho onde os resultados estejam escritos de forma legível e haja seções de corte, modelos ou esboços aplicáveis.

Encontramos também outro elemento denominado “Resultados de Testes de Materiais e Desempenho”. O objetivo aqui é obter um registro com os resultados dos testes de materiais e/ou desempenho com respeito às especificações do projeto. A organização terá que realizar testes de todos os materiais do produto assim como o desempenho na fabricação dos mesmos, obtendo assim um registro das mudanças que se realizem no projeto, as mudanças na documentação, nome do fornecedor dos materiais, etc.

Por último, outro elemento a ter em conta é “Informe de Aprovação de Aparência”, o qual terá que ser completado se o produto tem especificações de aparência no informe do projeto.

Algumas das muitas vantagens proporcionadas à organização realizando o processo PPAP são:

  • Tecnologias baseadas em segurança e rendimento.
  • Compromisso com o meio ambiente.
  • Ajustes de flexibilidade no momento necesario para a empresa.
  • Cinco opções de idiomas para impressão.
  • Maior interação de equipes de trabalho.
  • Aumentar a produtividade.
  • Etc.

ISOTools é uma ferramenta perfeitamente adaptável à implantação de qualquer certificação assim como seu acompanhamento, proporcionando a nossos clientes a satisfação das necessidade que tenham.


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL