Inicio » Blog » A Importância do PSW

NBR ISO/TS 16949

A norma NBR ISO/TS é uma especificação técnica criada para controlar o exigente e cada vez mais competitivo setor automotivo. A ISO/TS é uma completa norma que ajuda à gestão de aspetos que vão desde o desenho, a produção, a distribuição o controle estadístico… de peças dedicadas à indústria automotiva.

A Importância do PSW

A Importância do PSW

Dentro da norma, um dos aspetos fundamentais é o PPAP (Processo de Aprovação da Peça de Produção), pois aqui se englobam fatores fundamentais tais como o DFMEA e o PFMEA, o Plano de Controle, a Aprovação da Engenharia, os Diagramas de Fluxo, o MSA… Aqui também encontraremos o componente que tratamos no presente artigo, o PSW, que é um elemento de vital importância, pois se trata dum resumo de todo aquilo incluído no PPAP.

O PSW (Certificado de Submissão de Peça) tem como principal objetivo, em poucas palavras, proporcionar ao cliente um mecanismo que lhe dê a facilidade de validar a correta funcionalidade dos produtos que vão a adquirir com antecedência à sua aceitação. Esta breve definição ajuda a que entendamos a importância que este componente representa.

É responsabilidade do fornecedor, ou seja, da empresa produtora de peças ou elementos que depois venderá a outras organizações do setor automotivo, elaborar o PSW, completando e registrando de maneira satisfatória todas as probas, medições e requisitos exigidos.

A norma NBR ISO/TS tem o objetivo primordial do controle, entendendo por controle que toda a informação relativa à produção de qualquer elemento, desenho, material, cliente, fornecedor, assim como os controles estadísticos precisos para assegurar que se poderá levar a cabo uma produção a grande escala que o cliente solicite dentro de margens admissíveis de erro.

Graças ao PSW, ficará refletida toda a informação de cada uma das peças que a empresa fabrique, para cada cliente.

O PSW ajuda à satisfação do cliente

O PSW ajuda à satisfação do cliente

Acontece assim, devido a que, a não ser que previamente o cliente e o fornecedor acordaram alguma coisa distinta, para cada produção individual se deverá elaborar um PSW diferente. Assim, para cada cliente diferente, mesmo se é exatamente a mesma peça com idênticas propriedades, se deverá elaborar um PSW distinto para peças que difiram num aspecto como o desenho, mesmo se são para o mesmo cliente.

O PSW garante ademais que os requisitos do cliente são cumpridos, se superam as expectativas e se alcança um ótimo grau de satisfação, pois o fornecedor deverá ter a certeza de que todas as probas e medições realizadas cumprem com os requisitos. Além disso, os documentos e registros utilizados deverão ser facilmente localizáveis (em formato digital ou físico, segundo prévio acordo com o cliente) e existirá uma figura responsável ante qualquer possível problema.

Uma boa elaboração de este componente do PPAP proporciona a certeza dum fluxo de trabalho lógico dentro da descrição de partes de desenho, facilita o futuro trabalho à empresa, pois fica a constância de todos os passos seguidos na produção de peças e a máxima satisfação do cliente.

ISOTools, Plataforma Tecnológica líder na gestão da excelência, dispõe da melhor solução tecnológica do mercado para a gest ão da norma NBR ISO/TS ajudando-lhe na gestão de todos os seus requisitos.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL