Inicio » Blog » ISO 20126. Por um sorriso seguro

salud-oral640-300x225Alguns de nós levávamos em conta que a qualidade do sorriso e a saúde oral são facilitadas pelas Normas Internacionais? De todas as pessoas em todo o mundo que escovam os dentes diariamente, poucos são os conscientes disso, chegamos a refletir sobre as Normas Internacionais para escovas de dentes em algum momento.

Cada um de nós temos escovas de dentes de todas as classes de cores e propriedades, mas, como podemos estar tranquilos de que vão realizar seu trabalho e não quebrarão ou desencaixarão durante o seu uso?

 

Neste primeiro artigo vamos tratar sobre a norma que corresponde às escovas de dentes manuais. Isto se encontra retirado da norma ISO 20126:2012, Odontologia – Escovas de dentes manuais – Requisitos Gerais e métodos de teste.

 

A Organização Internacional para Padronização (ISO) a princípios de 2012 publicou a Norma ISO 20126. Seu objetivo é saber se as escovas de dentes são de fato eficazes e se desempenham as propriedades que afirmam possuir.

Esta norma internacional descreve os requisitos e os métodos de teste referentes às propriedades físicas das escovas dentais manuais, com o fim de garantir a segurança destes produtos com relação ao uso previsto para eles.

seguidad-medica640-199x300

Esta norma internacional não se destina às escovas interdentais manuais nem aos dispositivos elétricos de higiene bucal, pois estes instrumentos possuem normas internacionais individuais.

O presidente do sub-comitê, o professor Hiroshi Nakajima, encarregado de elaborar a norma, fez um breve comentário: “Ao existir no mundo ofertas em escovas de dentes de diferentes marcas, são necessários requisitos comuns para comparar os diferentes produtos. A norma ISO 20126 proporciona um guia prático com as melhores práticas harmonizadas para a indústria odontológica, fabricantes de escovas de dentes e reguladores. O mais importante, os usuários se beneficiarão do conhecimento de que suas escovas dentais cumprem os critérios internacionais de rendimento e farão corretamente o seu trabalho.”

A norma busca os critérios de cumprimento e descumprimento, as diretrizes de inspeção física, a resistência aos esforços repetitivos, ataque químico e resistência ao impacto do cabo das escovas de dentes manuais. Também estabelece diretrizes para a marcação, rotulagem e embalagem.

 

A ISO 20126 faz um resumo às embalagens das escovas manuais, e estabelece que as embalagens não deverão contaminar nem admitir a contaminação da escova. Se um fabricante recomenda a esterilização de sua escova, o produto debe cumprir com todos os requisitos da norma ainda depois da esterilização.

 
Esta segunda edição anula e substitui a primeira. Na última versão, houve a adição de um novo requisito para decretar a resistência ao impacto do cabo das escovas de dentes.

cepillo-de-dientes640-200x300

Por último, devemos fazer um pequeno resumo para aquelas normas que são indispensáveis para a sua aplicação, as quais são:

  • ISO 1942 Odontologia. Vocabulário.
  • ISO 3696 Água para uso em análise de laboratório. Especificações e métodos de teste.
  • ISO 22254 Odontologia. Escovas dentais manuais. Resistência ao desvio da superfície da escova.

 

Sendo plataforma tecnológica, ISOTools trata de oferecer aos seus usuários uma série de benefícios que o converte em uma ferramenta muito eficaz e competitiva.

 

ISOTools fornece as ferramentas de controle necesarias para que a planificação e o controle sejam ótimos, orientando a organização a conseguir resultados.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL