Inicio » Blog » NBR ISO 9001:2015 e os Representantes da Direção

NBR ISO:9001

A norma NBR ISO 9001 é uma norma com uma grande evolução com o passo do tempo em todos os seus aspetos, como por exemplo, o caso dos Representantes da Direção, perfiles que agora são diferentes.

Os Representates da Direção na ISO 9001:2015

Os Representates da Direção na ISO 9001:2015

O papel de essas pessoas é tremendamente importante, pois eles têm autoridade e responsabilidades e deverão assegurar-se que os processos do sistema de gestão da qualidade estão sendo implementados corretamente e são controlados. Além disso, deverão informar de qualquer mudança à alta direção e se existem oportunidades de melhoria, também deverão transmiti-las. São os encarregados de transmitir à alta direção a enorme importância de cumprir com os requisitos do cliente.

Por suposto, os representantes da direção deveriam ser figuras com capacidade de liderança e conhecimento das pessoas e da empresa, além de ser grandes comunicadores e negociadores.

Podemos resumir as mudanças mais importantes sofridas com as versões da norma:

  • ISO 9001:2000 -> A empresa designa ao representante da direção.
  • ISO 9001:2008 -> O representante deve ser membro da organização.
  • ISO 9001:2015 -> Não é obrigatório designar o posto, pois a própria direção em conjunto poderá fazer as funções e assumir as suas responsabilidades.

A Plataforma Tecnológica ISOTools automatiza o seu sistema de gestão e o integra com normas de qualidade e implica à alta direção, aportando informação sobre o funcionamento do sistema de gestão da qualidade e a melhoria continua.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL