Inicio » Blog » ISO e o Combate ao Doping

ISO e o Combate ao DopingO Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 e, para tanto, nestas competições serão realizadas diversas análises nos atletas participantes, para que, assim, se possa detectar o uso de substâncias proibidas na prática de esportes.

Sendo assim, é de extrema importância a presença de um órgão regulador da qualidade das amostras, análises e resultados realizados, não somente nestas duas competições, como também em diversas outras, como ciclismo e maratona. Os primeiros testes antidoping foram feitos nos Jogos Olímpicos do México, no ano de 1968. No futebol brasileiro, por exemplo, passaram a serem realizados quatro anos depois, onde o processo previa apenas o exame de urina, com equipamento primitivo. Hoje em dia, a capacidade de reação da luta contra a dopagem aumentou muito e um passo que permitiu essa evolução foi a exigência de normas ISO na realização dos exames antidoping.

A Norma Internacional de Controle do Código Mundial Antidopagem constitui uma Norma Internacional obrigatória, desenvolvida dentro do âmbito do Programa Mundial Antidopagem. A Norma Internacional de Controle é extraída da proposta de Norma Internacional ISO sobre Controle de Dopagem (ISO ISDC).

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL