Inicio » Blog » Norma ISO 20121: Sistemas de gestão sustentável dos eventos. Requisitos de aplicação.

Foi elaborada uma nova ISO, desenvolvida por especialistas de 30 países diferentes.

Seu ponto de partida foi produzido com éxito no Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e foi administrada pelo Comitê Organizador dos Jogos.

Esta nova norma ISO 20121 está baseada na famosa norma britanica BS 8901, criada para ajudar as organizações a cumprir com eventos mais sustentáveis através de um marco de referência global, que reduza custos, emissões de carbono, resíduos e melhore a gestão da biodiversidade dos espaços.

Este instrumento apoiará os organizadores de quaisquer tipos de eventos (culturais, políticos, comerciais, esportivos, etc.) a introduzir o desenvolvimento sustentável em suas atividades.

Em muitas ocasiões se enfoca a definição de eventos sustentáveis às questões relativas a impactos ambientais, eficiência energética, reciclagem, transportes, sendo todas estas importantes. Contudo, não somos capazes de integrar a esta definição aspectos fundamentais para uma boa planificação e sustentabilidade, como:

  • Distribuição do orçamento.
  • Inversão em relações públicas.

Estamos prosperando graças a este tipo de novas normas e esperamos que cada vez estejam mais presentes.

Para obter a certificação ISO 20121, a organização deverá manifestar que tem considerado dentro de seu sistema de gestão todas as competências financeiras, econômicas, sociais e ambientais oportunas às suas operacões.

Esta norma trará consigo inúmeros benefícios no momento de execução de um evento, como:

  • Claridade de objetivos e estratégias, supondo uma força de trabalho mais ativa e alinhada.
  • Aumento da ordenação integrada, na qual se desenvolverá uma maior eficiência e um maior trabalho em equipe.
  • Sistemas mais claros e eficazes.
  • Incremento da motivação por parte do empregado, no qual se baseia em atrair os melhores talentos e melhorar a retenção dos mesmos.
  • Melhoramento da reputação e fortalecimento das relações com os principais clientes, provedores, sócios e outras partes interessadas.
  • Economía financeira com relação aos materiais de consumo, resíduos e energía.
  • Redução das emissões de carbono no decorrer do sistema.
  • Fortalecimento da posição da organização dentro da comunidade.

 

Alguns dos principais benefícios de se conseguir a certificação ISO 20121 consiste na diferenciação com os competidores de mercado e a possibilidade de ganhar novos clientes.

Os principais clientes tanto do setor público quanto do privado já estão fazendo referência à norma ISO 20121 nas suas especicações de condições de trabalho para terem segurança de que suas próprias políticas de sustentabilidade estejão sendo implementadas.

Se estima que a norma ISO 20121 será provavelmente um requisito indispensável para quaisquer organismos que tenham desejo em operar na indústria de eventos seja como cliente, patrocinador, autoridade local ou outra parte interessada, dado que a norma se implantará aos diferentes níveis da cadeia, organizadores, diretores de eventos, montadores de stands e prestadores de serviços logísticos e de restauração.

ISOTools como ferramienta online tem como missão aumentar a competitividade das organizações, aportando soluções inovadoras para a gestão da estratégia, processos e pessoas.

ISOTools sendo plataforma tecnológica trata de oferecer aos usuários uma série de benefícios, os quais a converte em uma ferramenta muito eficaz e competitiva.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL