Inicio » Blog » O catálogo de competências. A base da eficiência.

A gestão de competências para o desenvolvimento dos Recursos Humanos e em geral para a organização, é uma prática cada vez mais extendida tanto no setor privado como público. A eficiência profissional é alcançada fazendo uso de competências profissionais assim como de competências pessoais.
Fotolia_325561_Subscription_LCompetência se define como um conjunto indentificável e avaliável de capacidade que permitem desempenhos satisfatórios em situações reais de trabalho, de acordo a estândares históricos e tecnológicos vigentes, e afetam a qualidade de produtos e/ou serviços.

  • Competências genéricas: Adaptação a mudança, Creatividade e inovação, Lealdade e Sentido de pertinência, Orientação ao cliente, Trabalho em equipe.
  • Competências Específicas: Compromisso, Credibilidade técnica, Dinamismo, Capacidade de comando, Liderança, Pensamento estratégico, Precisão, Relações públicas, Tolerância a pressão.

Cada organização define seu “Catálogo de Competências” e os níveis das mesmas necesarios para desenvolver atividade na organização.

Uma boa identificação de competências e níveis estabelecidos, fazem mais fácil avaliar aos trabalhadores em seus postos, poder reconhecer o empregado mais adequado para optar a um posto vazio na empresa, assim como reconhecer desta forma deficiências na organização a nível individual ou a nível de posto.

Depois de ter consciência disso se devem estabelecer formacões que façam com que cada dia a brecha entre as competências requeridas e disponíveis seja menor ou que não existam.

ISOTools permite a automatização de todo o processo. Definição do Catálogo de Competências com os distintos níveis, determinação a cada posição e papel an organização estabelecendo valores recomendados e de risco para assim avaliar a cada pessoa segundo sua posição ou papel que ocupa o algum a que possa optar.

Fotolia_18711_Subscription_LTodas as avaliações ficam registradas no curriculum da pessoa e automáticamente se forma a matriz de competencias requeridas, disponíveis e potenciais. De forma visual e sempre com a informação atualizada.

O entorno é mutable, asnecessidade na sociedade, normas, exigencias…, tudo isso faz com que as organizações tenham que estar preparadas, resistam e evoluam. A malhora contínua baseada em pessoas, processo e estratégia é o caminho para a excelência.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL