Inicio » Blog » PBQP-H: O Manual da Qualidade (II)

Neste artigo vamos continuar com a exposição dos pontos principais que deve incluir o manual da qualidade segundo a norma PBQP-H. (Recomendamos a leitura da primera parte do artigo).

 

7.-Execução da obra: Este ponto é a diferença principal da PBQP-H em relação à ISO:9001.

  • Planejamento da obra: A empresa realizará a sua atividade baseando-se no seu Plano de qualidade da obra, que terá realizado previamente e que deverá conter:

-Estrutura organizacional da obra

-Materiais e serviços controlados

-Instalações e terreno

-Necessidades específicas para a obra

-Processos críticos para a qualidade da obra

-Programa de formação necessário

-Objetivos de qualidade relativos à execução da obra

-Destino dos resíduos gerados, respeitando o meio ambiente

  • Processos relacionados com o cliente: Incluirá a determinação dos requisitos da obra que afetem ao cliente, tanto si os solicitaPBQP-H: Manual de Qualidade (II) ou não, assim como a manheira de comunicação com o cliente.
  • Projeto: A empresa deverá dispor de um projeto procedimentado, verificado e validado que deverá cumprir.
  • Aquisições e fornecedores: O que faz a empresa na hora de selecionar um fornecedor, como o controla, como o avalia e como verifica o produto adquirido.
  • Operações de produção e fornecimento de serviço:

-Controle de operações: A empresa deve identificar os serviços que influem na sua qualidade, deverá procedimentá-los e levá-los a cabo cumprindo com a utilização de equipes, condições de trabalho e a legislação. No relativo ao controle dos serviços de execução controlados, os procedimentos deveriam incluir os requisitos para a realização e aprovação do serviço e a qualificação que o pessoal que os-realiza deve possuir.

-Validação dos processos.

-Identificação e rastreabilidade: A empresa deve identificar todos os seus serviços, de manheira que garanta a correta rastreabilidade dos mesmos.

-Propriedade do cliente: A empresa cuidará das instalações e dos bens do cliente e comunicará qualquer imprevisto.

  • Controle dos dispositivos de medição e seguimento: A empresa se assegurará de que os dispositivos foram calibrados e verificados espaçadamente, ajustados quando foi necessário, identificados corretamente, protegidos contra possíveis alterações do seu ajuste e ante possíveis danos.

 

8.-Medição, análise e melhora: A empresa estabelecerá como vai detectar a eficácia do seu sistema de gestão em todos os aspetos, desde os produtos, passando por os processos e chegando aos clientes, terá que cumprir os seus objetivos de qualidade para atingir a satisfação do cliente e a melhoria continua. Para esse fim, vai dispor de diferentes ferramentas que deverá indicar:

  • Medição e seguimento:

-Satisfação dos clientes: A empresa deverá estabelecer mecanismos de detecção do grau da satisfação dos seus clientes.PBQP-H: Manual Qualidade II

-Auditorias internas: A empresa deverá submeter-se a processos de auditoria interna, além de para poder aspirar a obter a certificação PBQP-H, para cumprir a norma NBR ISO:9001 e para assegurar-se da eficácia do seu SG.

-Seguimento e medição dos processos: A empresa deverá controlar todos os processos do seu SG, que estarão ligados aos indicadores estabelecidos, controlará os materiais e serviços da obra assim como o recebimento dos materiais, segundo aos critérios da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e dos seus próprios. Também seguirão o processo de produção e uma inspeção final. Para todos os passos, a empresa estabelecerá registos, que deverá indicar.

  • Controle do produto não conforme: A empresa determinará como tratará os hipotéticos produtos não conformes e deverá indicar como evitará que esses produtos terminem sendo distribuídos e como eliminará as não conformidades detectadas. Deveram existir registos de todo para estabelecer as correspondentes ações.
  • Analise de dados: Neste apartado se incluem as fontes das quais a empresa obtém a informação para analisar a eficácia do SG (satisfação dos clientes, dados de não conformidades…)
  • Melhoria:

-Melhoria continua

-Ações corretivas: Como sempre, se deverá indicar o procedimento que reflete como eliminar as não conformidades com o objetivo de evitar que volvam a repetir-se. Também incluirá registos das ações levadas a cabo e os seus resultados, assim como uma analise das mesmas

-Ações preventivas: A empresa levará a cabo estes ações para evitar que as não conformidades potenciais sucedam. Também quedará constância dos registos e procedimentos usados e aparecerá uma analise critica das ações

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL