Inicio » Blog » Requisitos ambientais do setor automotivo

O MEIO AMBIENTE E O SETOR AUTOMOTIVO

A sociedade está em constante evolução e paralelamente evoluciona a indústria. O fato de que a indústria seja um setor cada vez mais forte repercute diretamente no meio ambiente, pois como resultado da sua atividade temos uma série de recursos e emissões contaminantes.

Desde a revolução industrial, o meio ambiente está comprometido pela atividade industrial do ser humano, e em consequência, aparecem fenómenos tais como o efeito estufa, a depleção de ozônio, extinção de espécies animais e vegetais, assim como uma redução da qualidade da vida do homem em muitas áreas do planeta.

A existência de uma conscientização ambiental e de normativas que regulem atividades potencialmente perigosas para o meio ambiente, como a indústria, é essencial para preservar nosso meio o maior tempo possível e não comprometer às gerações futuras.

O setor automotivo é um setor dinâmico e que, devido a sua constante renovação também está em evolução em todos os países do mundo, ainda que especialmente em países que estão hoje em dia em épica de maior desenvolvimento socioeconómico, como os países de América do Sul (por exemplo, em Argentina, a produção do setor é agora 10 vezes superior mais do que uma década atrás) ou em Ásia (as vendas de automóveis no país cresce mais do 40% cada ano e já é o principal mercado automotivo, com quase 15 milhões de veículos vendidos ao ano).

Requisitos ambientais na indústria automotiva

Requisitos ambientais na indústria automotiva

O combustível que hoje em dia todavia utilizam os veículos motorizados ainda é muito contaminante, pois trata-se de uma mistura de hidrocarbonetos que quando são queimados, emitem gases contaminantes tais como o CO2, compostos de enxofre e nitrogênio, ozônio… e isso faz que a situação em grandes cidades com um grão número de automóveis seja praticamente insustentável.

Um grão problema é que uma fração importante dos resíduos produzidos na indústria automotiva não recebe nenhum tratamento (em países como México, quase o 40%) e ocorre o mesmo com a contaminação da água que é utilizada na cadeia de produção de automóveis ou dos efluentes da indústria, que não são corretamente tratados, contaminando áreas enormes.

A legislação em matéria de meio ambiente aplicada à indústria em geral e à automotiva em particular procura o cumprimento com os compromissos ambientais de cada um dos países, como o cumprimento do Protocolo de Kyoto (que não deixa de prorrogar-se), reduzindo a contribuição do setor ao total de toneladas de CO2 emitido permitidas para cada país. Existem países que começam a obrigar ou a recomendar o passo da utilização de veículos

O Meio Ambiente e a Indústria Automotiva

O Meio Ambiente e a Indústria Automotiva

híbridos ou elétricos que, com um consumo de combustíveis fósseis muito menor ou praticamente nulo, são sustentáveis e respeitosos com o meio ambiente. Apostar pelas energias limpas é positivo a todos os níveis, mas dispor de uma energia limpa e barata poderá fazer que as indústrias utilizassem essa energia, sendo menos contaminantes. Por tanto, é responsabilidade de cada país criar normativas industriais vinculantes que cambiem a atual situação e cumprir assim com os compromissos ambientais adquiridos.

ISOTools é a plataforma tecnológica que lhe ajudará na implantação do seu sistema de gestão (NBR ISO/TS, NBR ISO 9001…) e, além disso, somos uma empresa conscientizada com o meio ambiente, pois estamos certificados segundo a norma NBR ISO 14001.

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL