Inicio » Blog » “Veículos elétricos certificados: ISO 6469-3

Cada vez é mais comum escutar que algum familiar, amigo ou companheiro de trabalho adquiriu um veículo elétrico, por isso as normas relacionadas com este setor estão evoluindo e inovando ao mesmo tempo em que os fabricantes estão criando automóveis deste ramo.
descarga
Uma das recentes normas que a ISO publicou sobre este tema foi a ISO 6469 – Veículos elétricos. Requisitos de segurança – Determinando os requisitos mínimos que os fabricantes de veículos de propulsão elétrica devem levar em consideraçã no momento de fabricá-los, para a segurança do consumidor e dos agentes externos ao seu redor.

A norma ISO 6469 proporciona ao pessoal informação requerida para a sua segurança e serviços de emergência que atendem acidentes, onde estão envolvidos estes tipos de automóveis.

 

Esta norma foi se desenvolvendo de forma contínua, apresentando uma divisão em três partes, que à continuação passou-se a desenvolver centrando principalmente na terceira, que por sua vez é a mais atual.

  • Primeira parte: define a necessidade de segurança que devem possuir os sistemas de armazenamento de energia recarregável dos veículos de tração elétrica, veículos de pilha de combustível (FCV) e veículos elétricos híbridos (HEV).
  • Segunda parte: determina os meios de segurança operacional e proteção contra os erros associados aos riscos específicos de veículos de propulsão elétrica.
  • Terceira parte: estabelece como principal objetivo a proteção dos usuários frente aos perigos com a eletricidade. Os automóveis elétricos devem contar com a segurança suficiente para isolar as pessoas que se encontrem no interior, bem como isolar o exterior de descargas elétricas.
  • Futura quarta parte: se trabalha para a publicação de uma quarta parte onde se definirão os requisitos de segurança dos veículos elétricos diante de uma colisão.

 

Também, é válido assinalar um detalhe importante para a correta aplicação desta norma, dado que esta não se aplica às motocicletas ou veículos não destinados a automóveis terrestres, como podem ser caminhões ou empilhadeiras.
12
Cabe ressaltar que esta não fornece informação de segurança para o pessoal de fabricação, manutenção e reparação.

Atualmente, os veículos elétricos estão evoluindo e desenvolvendo pouco a pouco para se converterem em um modelo de automóvel de aquisição convencional. Entretanto, devemos ser realistas, esta troca está sendo realizada lentamente e um dos fatores determinantes para esta evolução do crescimento se baseia na confiança e segurança que se transmite ao consumidor. Ainda assim, são muitas as pessoas que hoje em dia já apostam neste tipo de veículos.

São muitas as vantagens obtidas ao se adquirir um carro elétrico certificado pela ISO 6469:

1-     Respeitam o meio ambiente.

2-     Evitam a contaminação acústica.

3-     Seu uso dispensa a utilização de combustível e economiza petróleo, uma matéria prima limitada.

4-     Gasta-se menos com manutenção e com o custo de “combustível”, se comparado ao que estamos acostumados a utilizar.

ISOTools melhora a informação e comunicação entre as partes interessadas, criando uma visão global do funcionamento, facilitando a melhora contínua nos processos.

ISOTools, sendo uma web 100% parametrizável, incorpora distintas funcionalidades e aplicações personalizáveis às necessidades de cada organização.

 

 

Tags:


isotoolsmasde15
 
Solicita más información

Eu li e aceito os a
termos

[recaptcha]

AVISO LEGAL